XI RETIRO DOS VETERANOS E AMIGOS

por out 5, 2017Notícias0 Comentários

Centenário do Trabalho da Juventude Batista de Mato Grosso (Uno) e Mato Grosso do Sul

O XI Retiro dos Veteranos e Amigos foi realizado pelos Veteranos da Juventude Batista do Mato Grosso do Sul – JUBAMS, no período de 29, 30 de setembro e 01 de outubro de 2017, no campamento Batista em Piraputanga, sob o tema: “Repaginai-vos, Já”, baseado em II Crônicas 7:14, tendo como orador oficial o teólogo e ex-presidente da JUBAMS, Faber Gimenez, atualmente residente em São Paulo – SP, que trouxe mensagem bíblica enfatizando o retorno à santidade pessoal, refletida nos relacionamentos com Deus e com o próximo.

A ideia dos Veteranos em criar esses Retiros não é nova: surgiu há cerca de 12 anos e tornou-se uma atividade permanente, com objetivos definidos: resgatar veteranos para uma vida de comunhão com Deus e com a Igreja; trazer de volta ao Aprisco a centésima ovelha; fortalecer laços de fraternidade cristã entre veteranos de todas as gerações; resgatar valores éticos e espirituais na família, de acordo com os padrões bíblicos; evangelizar pessoas e orientá-las no desenvolvimento da vida cristã.

De forma singular, conforme decisão da liderança, o XI Retiro dos Veteranos revestiu-se de uma característica especial: a celebração do Centenário do Trabalho da Juventude Batista no Mato Grosso (UNO) e Mato Grosso do Sul e a comemoração do Jubileu de Ouro dos Retiros de Carnaval, realizados em Piraputanga.

Na oportunidade, dentro da celebração do Centenário (1916-2016), foram homenageados os líderes do Trabalho Jovem dos Estados de Mato Grosso (uno) e do Mato Grosso do Sul: desde o Tenente Henrique do Nascimento Gonçalves que organizou e presidiu a primeira União de Mocidade do Estado, em 1916, em Corumbá; o doutor Helí Corrêa, idealizador do primeiro Congresso da Juventude Batista Mato-grossense e mentor da criação da Assembléia da Mocidade Batista Mato-grossense, no ano de 1946, e todos os demais que deram sequência ao trabalho, através do Conselho de Treinamento da Mocidade Batista Mato-Grossense – COTREIBAM (1965), da Juventude Batista Mato-grossense – JUBAMAT (1971) e, à partir de 1979, com a divisão do Estado, da JUBAMS.

Na celebração alusiva aos 50 anos de Retiros (1968-2018), foram homenageados os preletores que atuaram no período.

Para abrilhantar ainda mais o evento, nós fomos agraciados com a presença do Quarteto Eldorado, cuja formação inicial se deu no ano de 1957, na 1ª Igreja Batista em Campo Grande – MS, onde atuaram até o ano de 1961. Posteriormente, todos os componentes se mudaram para São Paulo – SP, em busca de formação acadêmica, onde gravaram discos e continuaram cantando nos principais eventos da nossa denominação. A partir da vida desses quatro jovens – Elson Azambuja, Félix Balaniúc. Hudson Otaño da Rosa e Getúlio Ferreira de Vargas – foi criado o Conjunto Cantores da Liberdade na Igreja Batista da Liberdade em São Paulo, que está na ativa há mais de 50 anos. Esteve também presente o irmão Benevides Cruz Lima, solista, que atua em nosso Estado, também, há mais de 50 anos.

Dentro do que foi planejado pela equipe dos Veteranos para estas celebrações estamos preparando a edição de um livro, sob a responsabilidade da escritora Vera Tylde de Castro Pinto, neta do já citado Tenente Henrique do Nascimento Gonçalves, que objetiva, segundo a mesma, permitir a “todos nós conhecer um pouco do nosso passado comprometido com o evangelho nesta região”, cujo lançamento está previsto para o dia 08 de dezembro, na Igreja Batista Boas Novas, em Campo Grande – MS.

Para falar da importância do trabalho desenvolvido por todas as pessoas que atuaram ao longo dos tempos na liderança do trabalho jovem e dos preletores que ministraram em nossos retiros, deixamos esta mensagem: “Glorificamos a Deus por suas vidas dedicadas ao Ministério da Juventude Batista dos Estados de Mato Grosso (UNO) e Mato Grosso do Sul, pois impactaram gerações e deixaram um legado de bênçãos, em nosso tempo, de valor eterno.

A nossa gratidão, em primeiro lugar, a Deus, por nos ter permitido chegar até aqui; a toda equipe dos Veteranos; aos que se fizeram presentes como retirantes e a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização do nosso evento, permeado de emoções, significados e valor histórico.

ÁLBUM DE FOTOS:

2017 . Retiro de Veteranos Amigos

Pelos Veteranos

Joelson Chaves de Brito e Jemima Leite de Brito

Anderson Solano

Anderson Solano

Publicitário, chefe do departamento de comunicação social e gestor de TI.

0 comentários

Enviar um comentário

Posts Recentes