Jubileu da IB Belo Horizonte de Campo Grande

por dez 16, 2013Notícias0 Comentários


Fundada em 22 de Dezembro de 1963

O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração de vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor” (Lucas 4: 18-19).

No último dia 27 de Outubro, a Igreja Batista Belo Horizonte recebeu a visita do Pr. Altair Prevedello. Ele também completa em 2013 cinquenta anos de ministério pastoral. Em 1962, ele e a irmã Neila Maciel Prevedelo, sua futura esposa, visitaram a Missão e realizaram uma das primeiras Escolas Bíblicas de Férias de nossa história; tradição esta que ainda hoje permanece com as últimas edições contando com a participação de aproximadamente 100 crianças sob a orientação da Educadora Cristã Vania Regina Paiva Bastos.  Nossa história envolve uma busca constante pelo ensino da Palavra de Deus. Desde seu início a IBBH tem valorizado a Escola Bíblica Dominical e a necessidade da sã doutrina para o amadurecimento desta porção do povo de Deus. A primeira criança dedicada ao Senhor na história da IBBH, irmão Ephrain Gomes Monteiro Júnior, é a quase 20 anos o Primeiro Vice Presidente da igreja. Rumo ao futuro, novos horizontes têm sido buscados a fim de aprimorarmos o aprendizado da Bíblia com novas parcerias (UDF), cursos tais como Crown – Finanças à Luz da Bíblia, Casados para Sempre, Criando Filhos à Luz da Bíblia; e novas classes, por exemplo, “Boas Vindas” na qual futuros membros estudam o Pacto das Igrejas Batistas, Declaração de Fé, Confissão Batista de 1689, estatuto, organograma e Maturidade Cristã. Não obstante as pressões comuns a toda geração, o púlpito continua comprometido com a pregação expositiva das Sagradas Escrituras.


Novo Templo

O texto bíblico citado acima é um clássico exemplo da prioridade e centralização que a Bíblia deve ter entre os membros da Igreja de Cristo. O próprio Mestre em Seu primeiro sermão abre, lê e expõem o sentido da esperança profética realizada em Sua vida e ministério. Em termos teológicos, a referência de Jesus Cristo ao texto de Isaias se encaixa numa escola denominada hoje como “Teologia Jubilária”. Nova em comparação com outras linhas teológicas, esta enfatiza a importância de textos bíblicos que chamam a atenção do leitor para os princípios requeridos pelo Deus de Israel através de tradições tais como o Ano da Redenção ou o Ano do Jubileu (Lv 25, Dt 15, Is 61 e Lc 4). Não se trata apenas de ‘bodas de ouro’, trata-se do bom uso do ‘ouro’ na libertação daqueles que caíram na escravidão material e, eventualmente, espiritual. Aqui um aspecto importante é a pessoa do redentor. Este deveria ser livre, rico, desejoso e relacionado à pessoa a fim de colocá-la em liberdade.

É neste sentido que buscamos celebrar nosso jubileu. Pelo menos uma família foi auxiliada de tal forma a sair da opressão das dívidas e, hoje, se encontra feliz e realizada em Cristo. Nosso desejo muito acima disto é ver o Redentor, Jesus Cristo, colocando em liberdade pecadores que permanecem nas trevas do pecado em submissão a Satanás. Somente Jesus Cristo tem a liberdade divina, os recursos necessários, a vontade inabalável de libertar vidas, e que por força da encarnação se relaciona e se identifica com a raça humana. Ao longo de 50 anos, o Santo Espírito tem energizado a mensagem do Evangelho em nosso meio. Muitas vidas foram abençoadas com as boas novas da salvação, justificação e santificação em Cristo. O relacionamento de Cristo com indivíduos e famílias tem sido algo sublime. O Grupo de Integração da Família Belo Horizonte – Grifabel – tem sido usado como um instrumento poderoso no resgate e edificação de centenas de famílias nos últimos 25 anos. Neste sentido estabelecemos o seguinte: Missão: Glorificar a Deus e Ganhar Vidas. Visão: Investir em Discipulado para que a Família de Cristo Cresça em Número e Relevância. Propósito: Um Belo Horizonte em Cristo para todas as Famílias da Terra.


Templo antigo

Em sua história a IBBH tem cooperado de várias maneiras com a Convenção Batista Sul-Mato-Grossense e Convenção Batista Brasileira. Através do Plano Cooperativo; ofertas missionárias para as JMM, JME e JMN; líderes que serviram e ainda servem ao Senhor nestas esferas denominacionais e em várias capacidades. Muitos presidentes de Convenção e Associação, relatores de comissões, executivos dentre outros, foram líderes na IBBH. Para mencionar apenas alguns: Pr. Albino Ferraz, Pr. Mauro Clementino da Silva, Pr. Djalma de Jesus Prazeres Albuquerque, Pr. Marcos Batista Ferreira da Costa, Pr. Afonsil Rondon Flores, Pr. Oswaldo Ferreira Bomfim. Membros desta igreja também participaram e participam de instituições e organizações tais como Seminário Teológico Batista D’Oeste do Brasil, na pessoa da irmã Rosilene Ferreira Silva Gisoato; União Feminina Batista do Brasil e do estado, na pessoa da irmã Raquel Maciel dos Santos; Embaixadores do Rei, hoje, liderados no estado pelo irmão Reinan Ferreira Ribeiro. O casal Bruno e Dirlene Reboredo, que no passado lideraram as Mensageiras do Rei e os Embaixadores do Rei em MS; hoje, se preparam para o campo missionário através da JMM. Estes e muitos outros são exemplos da contribuição da IBBH na vida de nossa denominação. A história da IBBH tem sido muito abençoada através dos ministérios do Pr. José Ximenes de Mesquita (in memorian), Pr. Salvador Bernardo da Silva,  Pr. Humberto Marcos Ballaniuc, Pr. Luciano Souza Rios, Pr. André Souza Rodrigues e Pr. Josi Francis Alves. Membros do Corpo Diaconal também serviram a denominação e tem demonstrado tremendo empenho nos trabalhos locais, tais como o ‘multiministério’ (cursos de trabalhos manuais) que abençoa pessoas da igreja e da comunidade por mais de 20 anos.

Com base no texto de Lucas 4: 18-19, desejamos a unção do Espírito Santo. É a Segunda Pessoa da Trindade Santa que habilita e capacita a igreja de Cristo a caminhar em Sua simplicidade e no poder de Deus Pai. O passado foi abençoado! O presente tem experimentado as misericórdias do Senhor que se renovam a cada manhã! O amanhã será vivido sem ansiedades na certeza de que nosso Salvador continuará sendo Senhor de nossas vidas e de nossa história! Recentemente, o poder criativo do Espírito Santo tem nos concedido a benção de testemunharmos de novas iniciativas: (1) construção de capela numa parceria BOM (Belivers on Mission)/BELO e CBSM em Caracol; (2) instalação de 10 aparelhos de ar condicionado no templo; (3) emancipação da Missão em Dois Irmãos do Buriti, sob a liderança do Pr. Pablo Julian Avalos Cáceres; (4) investimento na formação de futuros pastores e missionários; (5) ‘Cristo nos Lares’ – grupos de integração que se reúnem mensalmente para oração e estudo bíblico; (6) ‘Cristo nas Empresas’ – iniciativa de evangelizarmos e discipularmos com eficiência através do ambiente de trabalho usando lições escritas e produzidas com o auxílio do Espírito Santo; (7) ‘Face de Missões’ – método de encorajar o aumento no valor financeiro investido em missões e intimidade da igreja com os missionários. Estes são alguns dos objetivos do projeto GDGV-50 (=Glorificar a Deus e Ganhar Vidas) até 2018.

Temos enfrentado bons problemas e bons problemas exigem soluções criativas. O Senhor Deus em Sua infinita graça e misericórdia tem nos proporcionado experiências novas e desafiadoras. Por exemplo, como receber 250 pessoas para a “Noite da Família” (última Sexta-Feira de cada mês) quando se esperava em torno de 100 pessoas? Como treinar um coro infanto-juvenil com a participação de quase 80 crianças para uma cantata especial de Jubileu intitulada “Vai, Vai Jonas” (Facebook) sendo que faltaram bancos e cadeiras para acomodarem as mais de 500 pessoas presentes? Como servir dezenas de novos casais que passam pelos encontros de casais? O que dizer de uma juventude que organiza um congresso que contou com a participação de 200 pessoas numa das noites desafiando adolescentes e jovens a não se envergonharem do escândalo da cruz? Como tratar de uma mocidade que pede para estudar a Teologia dos Puritanos? O que um pastor deve sentir quando homens se mobilizam para orarem por suas famílias e pela IBBH como um todo aos Sábados de madrugada (5h)? Esses são alguns dos nossos bons problemas!


Orquestra da PIB da Barra da Tijuca-RJ, sob a regência do pastor
André Luis Rosa, um toque especial no culto solene


Outro desafio para o ano do Jubileu foi o de encerrarmos o ano com 50 novos estudos bíblicos. Através do ‘Cristo nas Empresas’, Grifabel, cultos dominicais nos quais a Palavra de Deus é pregada e pecadores se arrependem, e outros; o número de pessoas a serem discipuladas já ultrapassou esta marca para a gloria do nosso Deus. Outras atividades especiais foram preparadas: culto de batismos, passeio ciclístico, noite de talentos e tantas outras. Neste ano de grande celebração foi preparado um intercâmbio com a Primeira Igreja Batista da Barra da Tijuca-RJ. Sob a orientação do Pr. André Luis Rosa, recebemos a orquestra daquela querida igreja com a participação de 40 integrantes e outros 20 músicos cristãos do Mato Grosso do Sul. O preletor de nosso congresso foi o Pr. José Maria de Souza, pastor presidente da PIB da Barra da Tijuca e Secretário Executivo da Associação Fluminense das Igrejas Batistas do estado do Rio de Janeiro. Nosso desejo e oração é que a festa continue; todavia, na simplicidade constante de Cristo e na unção do Espírito Santo para que a glória seja somente de Deus Pai. Com a ajuda do Pai que está nos céus, procuraremos ser uma igreja de cooperação denominacional e visão de Reino; transparente e honesta em suas transações algo demonstrado também através de cultos administrativos que combinam deliberações e devoção; ênfase na doutrina dos apóstolos e no ensino Cristocêntrico das Escrituras; um modelo que não tente reinventar a ‘roda eclesiástica’, mas que expresse o legado Batista vivido na unção libertadora e criativa do Espírito Santo de Deus. Parabéns Belo!


Pr. Flávio G. Azambuja.

Anderson Solano

Anderson Solano

Publicitário, chefe do departamento de comunicação social e gestor de TI.

0 comentários

Enviar um comentário

Posts Recentes

× Como posso te ajudar?