“O desafio está só começando”, garantiu pastor Carlito Paes durante Aula Magna do Seminário
Projeto de Educação Teológica para Mato Grosso do Sul começou a ganhar corpo no dia 10 de fevereiro, com a realização da Aula Magna do Seminário Batista, instituído pela CBSM.
A Aula Magna foi realizada na noite do dia 10, na Quarta Igreja Batista em Campo Grande, e teve como orador o pastor Carlito Paes, pastor sênior da PIB de São José dos Campos/SP.
O Seminário Batista é apresentado com uma excelente inovação administrativa: funcionará sob comando de um Comitê Gestor, tendo como foco a preparação de liderança, sob a ótica das reais necessidades das igrejas batistas. O Comitê está assim formado: pastor Gilson Breder, pastor Marcelo Moura da Silva, pastor Mauro Clementino da Silva,William Jonair Salgado e professor Ivan Araujo Brandão.
Fortalecimento
Usando como tema “A importância da qualificação teológica para o fortalecimento da igreja do século XXI”, pastor Carlito Paes leu o texto bíblico de I Timóteo 4: 1-16 para confirmar que a formação teológica é fundamental para o fortalecimento de pessoas no conhecimento da Palavra.
“Leia muito, faça muitos cursos, prepare-se para ser um agente de mudanças”, exortou o preletor aos alunos do novo Seminário. “Tem que haver compromisso de todos: escola, alunos, professores”, completou Carlito Paes a respeito de como atingir ensino de qualidade.
Para o preletor, “pastor não tem que pregar aquilo que ele gosta; tem que pregar o que Deus manda” e reafirma que “conhecimento só é efetivo quando o aluno aprende praticando”.
Respostas
“A Bíblia tem resposta pra tudo”, garante Carlito Paes, encorajando os futuros pastores a encarar os questionamentos da atualidade. Para ele “a igreja ministra para o dia a dia; ela (a igreja) tem que se envolver nas questões do cotidiano, tem que ter posições”.
Com base nos versículos 16 e 17 de I Pedro 3, pastor Carlito Paes afirmou que “A igreja não tem que fazer a vontade das pessoas, ela tem que suprir as necessidades das pessoas”.
Cumprindo papel
Analisando os aspectos positivos da formação de liderança pastoral, Carlito Paes afirmou que o ensino teológico cumpre seu papel quando é de qualidade; quando foge da religiosidade; quando o ensino interage com o bom senso; quando fortalece as doutrinas bíblicas; quando começa na juventude; quando o ensino fomenta a leitura e, por fim, quando o ensino é aplicado ao vocacionado.
“O desafio está só começando”, garantiu pastor Carlito Paes encerrando a Aula Magna do Seminário Batista.
Apoio da Convenção
No encerramento dos trabalhos, professor Ivan Araujo Brandão confirmou que a CBSM não poderia ficar alheia à formação teológica no estado.
“Estamos envidando todos os esforços para melhorar ainda mais as condições do espaço físico do Seminário e para que a educação teológica seja realmente de qualidade em Mato Grosso do Sul”, resumiu professor Ivan, considerando imprescindível o ensino teológico.
0 comentários