Planejamento estratégico: execução e avaliação

por out 15, 2012Notícias0 Comentários

O Núcleo Gestor da Convenção Batista Sul-Mato-Grossense implantado em 2009 é constituído por quatro áreas: Administração, Comunicação Social, Relacionamento e Expansão.  A área de relacionamento é composta por duas coordenadorias: Educação Teológica e Ação Social e a área de Expansão pela Coordenadoria de Missões.

O Planejamento Estratégico de cada uma das áreas foi encaminhado pela primeira vez à assembleia da Convenção em 2009.  Nas assembleias seguintes, além do Planejamento Estratégico, o Núcleo Gestor encaminhou a avaliação feita pelos gestores quanto à execução das metas propostas no Planejamento anterior, conforme textos publicados nos respectivos livros do Mensageiro. O Planejamento Estratégico tem sido de importância fundamental para a execução das atividades de cada uma das áreas e da consequente avaliação dessas atividades.  O elenco das metas previstas para o presente ano convencional ocupa várias páginas do Livro do Mensageiro da 66ª assembleia. A título de exemplificação, destacam-se as seguintes:

Na área Administrativa: regularização documental da parte da área e aprovação do planejamento arquitetônico global do Acambapi, adequação física da área contígua ao prédio Jonathan de Oliveira para implantação da Faculdade Teológica Batista Sul-Mato-Grossense e retorno da sede da CBSM para o referido imóvel, transferência do setor contábil e de pessoal do escritório para a sede da CBSM, disponibilização de boleto no site da CBSM, viabilização, por meio de senha, do acesso das lideranças batistas às informações da CBSM;

Na área de Expansão: Coordenadoria de Missões Estaduais: criação do Plano de Revitalização de igrejas; ampliação de parcerias missionárias, realização do Projeto Pantavida, realização da Megatrans, promoção da personalização de missões através do PAM Estadual, fortalecimento do sistema de gestão e financiamento de missões- Missão Global, abertura de trabalho batista em Japorã e Caracol;

Na área de Comunicação Social: publicação do Livro do Centenário; criação do plano integral de comunicação para a CBSM; elaboração do Calendário da CBSM, publicação de cinco edições anuais do Jornal Batista Sul-Mato-Grossense, atualização permanente do site, implantação de e-mails corporativos.

Na área de Relacionamento: Coordenadoria de Educação Teológica: avaliação do PDI (Plano de desenvolvimento institucional) da Teológica Sul-Mato-Grossense e da FTBAW, promoção de um encontro de vocações, criação de um núcleo de produção literário-teológica, elaboração de um plano de ação para catalisar recursos, parceiros e prestadores de serviços para as publicações, criação de um núcleo de estudos teológicos.  Coordenadoria de Ação Social: criação de um manual de orientação às Igrejas e organizações sobre como elaborar e implementar projetos sociais, implementação da área de marketing em especial junto ao site da CBSM para divulgar ações sociais. 

Integra as metas de todas as áreas a execução das deliberações do Núcleo Gestor, Conselho Geral e Assembleia da CBSM. Uma das deliberações da última assembleia e que está sendo executada pelo Núcleo Gestor é a realização nos dias 15 a 17 de novembro de 2012, no templo da 4ª Igreja Batista de Campo Grande, do Fórum Identidade Denominacional, cuja divulgação encontra-se inserida na presente edição.

A nossa expectativa é de que esse Fórum proporcione a formulação de propostas a serem encaminhadas à próxima assembleia da Convenção Batista Sul-Mato-Grossense, visando ampliar o nosso compromisso denominacional e estabelecer parâmetros para que as providências cabíveis sejam adotadas quanto aos desvios doutrinários.

Em decorrência dos resultados positivos da implantação do Núcleo Gestor e da execução e avaliação do planejamento estratégico da Convenção, a Associação Centro/Acibams já aprovou e implantou o seu Núcleo Gestor e por solicitação da Acibams, em breve ocorrerá uma reunião conjunta entre os dois Núcleos Gestores (CBMS e Acibams)  para que os gestores da CBSM apresentem o Plano Estratégico da CBSM para fins de alinhamento ao Planejamento Estratégico em construção da Acibams, ou seja, para que os “Cenários, Desafios, Objetivos, Metas, Indicadores, Programas e Projetos” do Planejamento da Acibams alcancem convergência com Plano Estratégico desta amada organização convencional. Desejamos, ainda, que após tal apresentação nessa mesma oportunidade seja aberto um momento para interação entre os núcleos gestores para esclarecimentos de eventuais  dúvidas.

A expectativa da CBSM é de que as demais associações também elaborem seus respectivos planejamentos estratégicos, estabelecendo metas e avaliando as suas execuções, e que gradativamente as igrejas batistas sul-mato-grossenses também tenham seus planejamentos contendo metas quanto: ao crescimento por meio do batismo, à definição e implantação de metodologia de crescimento da igreja, à abertura de nova frente missionária, ao apoio a obra missionária, à participação denominacional, às atividades na área social, à construção de salas, à ampliação do templo, às reformas das instalações, à educação religiosa, à regularização de imóveis, dentre tantas outras ações que por certo precisam ser executadas pelas igrejas batistas estaduais para que sejam relevantes no bairro ou cidade onde se localizam.

Prof. Ivan Araujo Brandão
Presidente da CBSM

Arquivo de notícias

Anderson Solano

Anderson Solano

Publicitário, chefe do departamento de comunicação social e gestor de TI.

0 comentários

Enviar um comentário

Posts Recentes

× Como posso te ajudar?