Palavra do Presidente

por nov 18, 2011Notícias0 Comentários


Louvor pelo passado e clamor pelo futuro


“Desde o nascimento do sol até ao caso, seja louvado o nome do Senhor!” (Salmos 113.3)

Somos gratos ao Senhor nosso Deus pela oportunidade de louvá-Lo pelos 100 anos do início do trabalho batista em solo mato-grossense, hoje, sul-mato-grossense.

De 8 a 11 de outubro de 2011, foram realizados na PIB de Corumbá, a 65ª Assembleia da Convenção Batista Sul-Mato-Grossense e o Congresso do Centenário, com o expressivo número de 503 mensageiros, representando 96 igrejas batistas e presença superior a 800 pessoas nos cultos noturnos. Na Miniolimpíada realizada pela Jubams, se inscreveram 250 jovens, representando 10 igrejas.

Como parte das comemorações do nosso Centenário, as Câmaras Municipais de Corumbá e Ladário realizaram, no templo da PIB de Corumbá, uma sessão conjunta no dia 7 de outubro, prestando homenagem aos pastores: Jonathan de Oliveira, Altair Ribeiro da Silva, Gilson Breder, Hudson Joffer Benites Schildt, assim como,  a Convenção Batista Sul-Mato-Mato-Grossense e PIB de Corumbá. O Prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira homenageou a PIB de Corumbá, fazendo a entrega de uma placa comemorativa, e o Prefeito de Ladário, José Antônio Assad Farias, saudou a igreja pela efeméride.

A caminhada Evangelística pelas principais ruas e avenidas do centro de Corumbá, contou com a participação de mais de 200 irmãos carregando faixas e distribuindo folhetos e convites. A participação da cantora Suely Jerônimo cantando o Hino de Mato Grosso do Sul na língua terena, a apresentação da orquestra, teatro, vocal e coreografia da equipe da PIB de Campo Grande, sob a coordenação do Ministro de Música Aurimar de Oliveira Motta. A organização da Igreja Batista do Centenário, com 60 membros, localizada no Bairro Universitário e com templo próprio, amplo e bonito sob a coordenação do nosso missionário Carlos Alberto da Silva, comemoração dos 60 anos da UFMB-MS, com a entrega de homenagem à Convenção, realização da Noite Cultural na Praça da Independência  com a participação de bandas, conjuntos corais, grupos de teatro e dança, solistas e declamadores foram algumas das atividades comemorativas do nosso Centenário. 

Os preletores foram poderosamente usados pelo Senhor na transmissão das respectivas mensagens. Nas manhãs de domingo, segunda e terça sob a direção da missionária Esther Ergas, um expressivo número de irmãos se reuniram “Buscando a Deus ao começar ao dia”, ouvindo testemunhos e orando. Em todas as sessões da Assembleia e reuniões do Congresso foram levantadas ofertas de Missão Global alcançando o expressivo valor de R$ 7.377,25. Na presente edição, que é especial, fazemos a cobertura completa das atividades comemorativas, com fotos e informações, e registramos as deliberações aprovadas pela 65ª Assembleia.

Louvado seja o Senhor pelas 175 igrejas, 84 missões e 30.500 batistas integrantes das seis Associações Regionais e que constituem a Convenção Batista Sul-Mato-Grossensense! Louvado seja o Senhor pela vida dos nossos pioneiros e pela herança que eles nos deixaram!

Louvado seja o Senhor pela competente gestão da diretoria da Convenção e do Núcleo Gestor sob a presidência do Pr. Gilson Breder, pela atuação do Conselho Geral, do Conselho Fiscal, da Comissão Jurídica, do GT-Eclesiologia e de todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização do eficiente trabalho devidamente registrado nas páginas do nosso Livro do Mensageiro.

Agradecemos a todos os irmãos que têm orado em favor de nossa denominação e de sua liderança, contribuído com dízimos e ofertas missionárias proporcionando o envio pelas respectivas igrejas e missões do Plano Cooperativo e das ofertas da Campanha de Missões Estaduais e/ou do Real Missionário e a todos que participaram da nossa Assembleia e Congresso do Centenário em Corumbá.

Na seara do Mestre não há férias, feriados, nem licença especial. Todos os dias são dias úteis para testemunharmos do que Deus tem feito em nossas vidas e participarmos na expansão do Reino de Deus. Muitos são os desafios que se colocam diante de nós nesse novo ano convencional.
Pela misericórdia de Deus, esta é a quarta vez que tenho o privilégio e a responsabilidade de presidir a nossa Convenção. Os relatórios apresentados em nossa Assembleia e inseridos no Livro do Mensageiro demonstram cabalmente que conseguimos avançar significativamente em 2010 em relação aos anos anteriores. Glórias a Deus por isso! Mas ainda há muito por fazer. Os desafios estão em toda parte.

Temos pendências jurídicas a serem resolvidas: os processos impetrados pelas professoras Floralci Nogueira e Roxane Mariano Nogueira em desfavor do Seminário Teológico Batista do Oeste do Brasil, o processo em que pleiteamos a imunidade tributária dos imóveis em nome da Convenção e que estão sendo utilizados pela Associação Pantanal, e o processo de cobrança de aluguéis do imóvel do ex-Colégio Batista que a Convenção impetrou em desfavor da 4ª Igreja Presbiteriana.

Na área missionária são vários os desafios: ampliar o número das parcerias missionárias, que hoje está estacionado em 21, plantar trabalho batista nos municípios de Japorã e Caracol –  os únicos sem a presença dos batistas, participar de forma dinâmica do Projeto de Evangelização de nossa Pátria promovido pela Junta de Missões Nacionais, incentivando os membros de nossas igrejas a participarem do MIT (Minuto que Impacta e Transforma), orando todas as segundas-feiras, ao meio dia, em favor do nosso país e, a partir de 22 de abril de 2012, participarem dos 100 Dias de Oração, culminando com a realização, em julho de 2012, do Projeto Jesus Transforma, no maior número possível de municípios do nosso Estado.

Projetos de revitalização de igrejas, apoio financeiro às igrejas para a regularização de suas propriedades e para atender seus projetos de reforma ou construção, apoio às Associações Regionais na realização de cursos de capacitação aos pastores e líderes, são algumas das ações que têm sido realizadas e que deverão ser ampliadas gradativamente.

Para o alcance dessas e de outras metas que serão inclusas no próximo Planejamento Estratégico, conclamo aos irmãos e igrejas a que orem pela Diretoria e funcionários da Convenção, pelo Núcleo Gestor e pelos missionários. Orem pela solução de nossas pendências jurídicas.  Orem pela evangelização de nosso Estado e do Brasil.

Conclamo aos pastores, lideranças e demais membros de nossas igrejas a participarem do grande projeto de evangelização de nossa Pátria em 2012, orando todas as segundas-feiras ao meio dia e a partir do dia 22 de abril de 2012, integrando a grande corrente dos 100 dias de oração pela evangelização de Mato Grosso do Sul e do Brasil.

Na certeza de que “o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá” (I Pedro 5:10), e na convicção de que a somatória do trabalho da Convenção, Associações Regionais e Igrejas proporcionará o avanço do evangelho em nosso querido Mato Grosso do Sul.

Desejamos aos pastores, líderes e demais membros de nossas igrejas e missões e seus respectivos familiares, um Feliz Natal e que o ano de 2012 seja coroado de bênçãos e de vitórias pessoais e na realização da obra do Senhor.

logo_repacto


Ivan Araujo Brandão, Prof.

Presidente

Anderson Solano

Anderson Solano

Publicitário, chefe do departamento de comunicação social e gestor de TI.

0 comentários

Enviar um comentário

Posts Recentes