Culto de Gratidão pelos 90 anos da JCA

por mar 23, 2012Notícias0 Comentários

Uma jovem de 90 anos? Não! Estamos falando da Organização “Jovens Cristãs em Ação” (JCA), que completou 90 anos no Brasil.

Antes de 1922, algumas jovens já se reuniam como Sociedade de Moças, objetivando a edificação espiritual e a expansão do reino de Deus. Mas só nesse ano é que a União Geral de Senhoras do Brasil oficializou a Sociedade de Moças Batistas como organização missionária para jovens. Em 1997, a organização ganha novo nome: Jovens Cristãs em Ação (JCA).

A Organização JCA, aqui em Mato Grosso do Sul, não poderia deixar de agradecer por tão importante data. Por isso, no dia 25 de fevereiro, na Segunda Igreja Batista de Campo Grande, às 16h, foi realizado um “Culto de Gratidão pelos 90 anos da JCA”.

A abertura foi um vídeo com fotos daquilo que tem sido realizado pela organização em nosso Estado e em seguida recebemos as boas-vindas de nossa “irmã mais nova”, ou seja, as Mensageiras do Rei  (MR), na pessoa de Daniella Ingryd Souza Estevam, acompanhada das demais MR presentes.

As dirigentes foram as jovens: Ana Beatriz Silveira Damaceno e Ana Cristina V. Dutra, ambas da Igreja Batista Aero Rancho.

Foi concedida a palavra às nossas líderes da UFMB da Associação Centro, Júnia Araújo Lima, Arlete Fausto Moura de Oliveira e a nossa Secretária Executiva, Prª. Maura Ramos Oliveira Alcântara.

Assim como a JCA, o Centro Integrado de Educação e Missões (CIEM), completará no dia 10 de março, 90 anos de existência, preparando servos de Deus para cumprir a Missão que Ele nos deixou. Como prova disso ouvimos o testemunho de Nadja Nara Lessa Soares, que estudou no então Instituto Batista de Educação Religiosa (IBER), pois esse era o nome que o CIEM recebia entre os anos de 1965 e 2002. Nara enfatizou que não há como falar dessa instituição, sem falar em “chamado” e concluiu dizendo que vale à pena ouvir a voz de Deus e obedecer, pois seus planos (sonhos) não foram frustrados, pois além dessa formação através do IBER, ela está concluindo um segundo curso superior, constituiu família (pastoral por sinal) e também é coordenadora da JCA da Associação Pantanal.

Para falar a Divisa Oficial da JCA que se encontra em Filipenses 2.15, convidamos a jovem Jorce Pires da Silva, da JCA/Assibap, e para o Hino Oficial (Para Sempre Resplandecerei) tivemos uma coreografia, especialmente preparada pela jovem Mariana Cavalcante, da Jubacentro.

Na direção dos cânticos espirituais tivemos as jovens Aline Cristina, Esther Patrícia, Rebeca e Talita, da Igreja Batista Vila Célia, que também nos trouxeram uma inspiração musical, cantando lindissimamente e “a capela” o hino “Tocou-me”, preparando-nos para a mensagem.

A nossa convidada para nos trazer a palavra de Deus foi a jovem Nionis Nogueira de Souza, missióloga, que desenvolve trabalho de capelania escolar e ensino religioso em escolas e na Primeira Igreja Batista de Ponta Porã, onde também é líder do culto e célula infantil.  O adjetivo que mais gosta de receber é o de “amada do Senhor”.

Quanto à mensagem coloco aqui o que Joelma Costa, que participou do culto, escreveu em sua página do Facebook: “Ouvimos uma palavra encorajadora: Olhar somente pra Jesus e prosseguir sem temor!!”. Nionis concluiu suas palavras dizendo: “Se esta organização está completando 90 anos, é porque é de Deus!”. Nionis também compartilhou que tem um chamado missionário, que está se preparando para isso, solicitando nossa intercessão.

A oração final foi feita pelo Pr. Jonas Xavier de Pina, da igreja hospedeira, que usou de palavras que valorizam as organizações que existem em nossa denominação, ressaltando, em especial, a importância do trabalho com as jovens.

Após o culto houve uma confraternização, afinal, era “hora de bate papo, bolo e refrigerante… Humm!”

Agradeço a Deus, primeiramente, por ter nos permitido realizar esse culto, e também ao apoio e colaboração de várias pessoas.  Que o nosso Pai Celeste as recompense!

Temos “Desafios Missionários” em relação à JCA para 2012, quais sejam: incentivar as jovens a participarem dos 100 dias de oração e da Megatrans, da Junta de Missões Nacionais, e fazer um Congresso da JCA, além de desafiar os pastores a terem essa organização missionária em suas igrejas.

Por fim, com a bênção de Deus, e o apoio das coordenadoras de JCAs das Associações, vamos procurar auxiliar as jovens para melhor servirem a Deus! A Ele toda honra e glória!

E não se esqueça: Ore pela JCA, mas ore mesmo!

Coordenadora da JCA Estadual

Anderson Solano

Anderson Solano

Publicitário, chefe do departamento de comunicação social e gestor de TI.

0 comentários

Enviar um comentário

Posts Recentes

× Como posso te ajudar?