Primeira Igreja Batista de Corumbá completa 109 anos de organização

por ago 21, 2020Notícias0 Comentários

Em 20 de agosto de 1911, foi organizada a Primeira Igreja Batista de Corumbá, com 57 membros, com a presença do missionário norte-americano, A. B. Deter, que veio de Campinas, SP, via Buenos Aires, através do Rio Paraguai.

Mas para enriquecer a história é necessário contar um pouco a respeito dos fatos que antecederam à organização da Igreja, pois já havia um grupo de crentes na cidade liderados pelo senhor Brasil, que era um líder leigo, que escreveu um folheto, no qual combatia o fumo e que assinou como pastor.

Essa atitude de se intitular como pastor fez com que as autoridades da época o incriminassem, dizendo que ele não era pastor. Tal fato fez com que deixasse a cidade. Mas o trabalho não parou, pois um dos crentes, por nome João Gregório Urbieta, que mais tarde se tornaria o primeiro pastor batista mato-grossense, recebeu um exemplar do Jornal Baptista (grafia da época), que era impresso no Rio de Janeiro, ao qual escreveu, solicitando assistência para o trabalho em Corumbá.

A Junta de Missões Nacionaes (grafia da época) enviou, então, o missionário A. B. Deter, que chegou em Corumbá no dia 05 de agosto de 1911, que manteve diversos contatos na cidade, tendo pregado em diversas noites, no teatro Bijou, com assistência de cerca de 500 pessoas, vindo a organizar a Primeira Igreja Batista de Corumbá, precedido do batismo de 53 pessoas, formando a Igreja com 57 membros, pois havia quatro membros que eram demissionários de uma igreja batista de Alagoas.

Esse trabalho se expandiu para Miranda, Aquidauana, Campo Grande, e chegando a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, tendo hoje 192 igrejas e 91 missões, e cerca de 37 mil membros. As igrejas estão divididas em seis associações regionais. Esses dados compõem a Convenção Batista Sul-Mato-Grossense, cujo presidente é o pastor Jonas Xavier de Pina.

Nessa data tão importante para a Primeira Igreja Batista de Corumbá, quero lembrar de um filho ilustre dessa cidade, ou seja, o Dr. Luiz Ovando, que é batista, médico e Deputado Federal (PSL/MS).

Parabéns batistas sul-mato-grossenses e que continuemos na pregação e na vivência do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou para salvar a humanidade!

Pr. Carlos Trapp

Publicitário, chefe do departamento de comunicação social e gestor de TI.
Anderson Solano

0 comentários

Enviar um comentário

Posts Recentes

Relatório de Atividade – Comunidade Porto da Manga

Relatório de Atividade – Comunidade Porto da Manga Com grande alegria, registramos a caravana realizada pela PIB de Caldas Novas na Comunidade Porto da Manga. Foi um tempo de bênção, no qual vidas foram alcançadas e impactadas pelo...

MB Elyon em Terenos celebra seu 1º aniversário

A Missão Batista Elyon, em Terenos, comemorou neste final de semana o seu primeiro ano de organização. O templo, inaugurado em 2024, foi construído com materiais doados pela Bom Ministries e com a mão de obra voluntária da Convenção Batista Sul-Mato-Grossense (CBSM) e...

Construção de Casas Pastorais: Anastácio

O Pr. Paulo José da Silva esteve hoje acompanhando as obras da casa pastoral da Primeira Igreja Batista de Anastácio/MS. Os missionários construtores da CBSM já avançaram significativamente na primeira etapa do projeto. Batistas do MS, esse trabalho só é possível...

CONGRESSO MULTIPLIQUE REGIONAL MS – Inabaláveis

Nos dias 15 e 16 de agosto, os batistas de Mato Grosso do Sul se reuniram no templo da Primeira Igreja Batista de Sidrolândia para o Congresso Regional Multiplique. Com o tema “Inabaláveis”, o encontro reuniu 231 participantes, entre líderes denominacionais, pastores...