1975, nesse ano começam os primeiros esboços de um projeto ousado dos batistas do ainda estado de mato grosso. Criar uma instituição de ensino teológico em campo grande para elevar o nível de preparação de novos obreiros, que ainda estudavam no antigo instituto bíblico da denominação.
No dia 1 de março de 1980, no templo da Primeira Igreja Batista Evangélica de Campo Grande a instituição foi organizada como Faculdade Teológica Batista do Oeste do Brasil, e 1997 passou a ser denominada como Seminário Batista do Oeste do Brasil, o STBOB.
Daí em diante foram muitas conquistas: formaturas, eventos, cursos e atividades de apoio às igrejas, mas infelizmente, com o decorrer do tempo foi necessário o encerramento das atividades do stbob no ano de 2010.
A instituição fechou, porém seu legado ressoa por meio dos inúmeros pastores, missionários, educadores cristãos, ministros de música e líderes que transferiram o conhecimento recebido para suas igrejas no Brasil e no mundo! Diversos egressos do STBOB têm seus ministérios, mas nunca abandonaram o ensino e a constante busca do conhecimento teológico. São mestres, doutores, professores, educadores, comprometidos com a educação teológica batista no ms.
Há de se destacar também as amizades, diversas pesquisas na biblioteca, debates, apresentações de trabalhos com a temida caixinha do desespero, a digitação e formatação dos TCC´s, que na época eram armazenados em disquetes e que deixaram muitos à beira do desespero. Histórias, muitas histórias que estão na memória e no coração de todos que passaram pelo STBOB.
O seminário batista Sul-Mato-Grossense é o STBOB, aqui estão os professores que outrora fizeram parte da história do Seminário Batista do Oeste do Brasil. Homens e mulheres preparados pela instituição e que com o passar dos anos foram aprimorados pelas experiências da vida, do ministério e pelo constante hábito do estudo, além das atualizações importantes na didática e o uso das tecnologias para aprender e ensinar.
Essa história é o resultado de um projeto executado há 43 anos, e o futuro mensurado pelos predecessores dessa jornada é agora, o presente!
O presente é o Seminário Batista Sul-Mato-Grossense!
0 comentários