MEC não vai mais reconhecer cursos de pós de mais de 400 instituições

por ago 4, 2011Notícias0 Comentários


O Estado de São Paulo, 03/08/2011 – São Paulo SP

Cursos de sindicatos, ONGs, conselhos de classe, universidades corporativas e hospitais não serão reconhecidos pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) vai publicar nesta quinta-feira, 4, novas regras que restringem a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu. A partir de agora, instituições não educacionais – como sindicatos, organizações não governamentais (ONGs), conselhos de classe, universidades corporativas e hospitais –, que antes eram autorizadas a oferecer especialização, não receberão mais o reconhecimento do ministério. Cerca de 400 instituições não educacionais tinham esses cursos e 134 esperavam autorização do MEC para funcionar. A resolução que determinou as mudanças foi elaborada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo ministro Fernando Haddad.

“O que essas instituições buscavam sempre era o carimbo do MEC, transformando o credenciamento da instituição em um aval de qualidade do ministério em relação aos cursos que elas ofereciam”, diz o secretário de regulação e supervisão da educação superior do MEC, Luís Fernando Massonetto. “E isso causava sempre um certo incômodo por parte do MEC, porque o fato de você autorizar o      funcionamento não significa que chancela o  curso, no sentido de indicar que ele seja feito por alguém.”

As organizações continuarão podendo oferecer os seus cursos. No entanto, eles serão considerados cursos livres, e não uma pós-graduação. A matrícula e o diploma de especialização serão assegurados aos alunos matriculados nesses cursos até 31 de julho passado. “O valor da pós-graduação lato sensu é muito dado pelo o que o mercado considera sobre aquele título. Em algumas áreas, o curso livre hoje é mais valorizado do que um de especialização”, assinala o secretário.

Ficam excluídas as chamadas escolas de governo que são criadas e mantidas pelo Poder Público. A saída indicada pelo MEC às instituições não educacionais é transformar o curso lato sensu em mestrado profissional. Essa modalidade da pós-graduação é gerenciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem um perfil de formação mais voltado para o mercado de trabalho, não sendo necessário ser uma instituição educacional para oferecê-la. Esses      cursos deverão ser submetidos aos processo de avaliação do órgão.

“Há a vantagem de ter o acompanhamento e o selo Capes, que têm uma importância muito grande. Os bons cursos lato sensu hoje já têm quase todas as características de um mestrado profissional, com uma ou outra adaptação. É muito mais conveniente que esse curso seja ministrado como mestrado com essa garantia do que ficar como se fosse um curso livre, que não é continuamente avaliado”, observa o presidente da Capes, Jorge Guimarães. No caso da pós lato sensu, para receber o credenciamento especial do MEC, as instituições não educacionais tinham que atender a algumas exigência como carga horária mínima de 360 horas e pelo menos 50% do corpo docente formado por mestres ou doutores. Para criar um mestrado profissional , as regras são diferenciadas. A resolução da Capes que regula a modalidade fala apenas em “ apresentar, de forma equilibrada, corpo docente integrado por doutores, profissionais e técnicos com experiência em pesquisa aplicada ao desenvolvimento e à inovação.”

Agência Brasil

Publicitário, chefe do departamento de comunicação social e gestor de TI.
Anderson Solano

0 comentários

Enviar um comentário

Posts Recentes

Organizada a 1ª Igreja Batista em Anastácio – MS

1ª IGREJA BATISTA EM ANASTÁCIO - MS   Sábado 25/11/2023, foi um dia muito especial para a Missão Batista de Anastácio, Igreja Batista Memorial de Campo Grande, Convenção Batista Sul-Matogrossense e a Associação Oeste; nesse dia a Missão Batista em Anastácio foi...

Calendário Denominacional 2024

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2024   JANEIRO 01: Dia da Confraternização Universal 21 a 24: Semana Batista (atividades das organizações durante a 103ª Assembleia 24 a 27: 103ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira | Foz do Iguaçu (PR) FEVEREIRO 04: Dia da Aliança...

ADBMS – Convocação

ASSOCIAÇÃO DOS DIÁCONOS BATISTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL EDITAL DE CONVOCAÇÃO O Presidente da ADBMS de acordo com o previsto no inciso I do Art. 21 e Art. 22 do Estatuto da Associação, convoca os Diáconos e Diaconisas das Igrejas Batistas do estado de Mato...
×