I Fórum Batista de Fé, Cidadania e Ação Política do MS

por jun 12, 2017Notícias0 Comentários

No dia 09 de julho, com início às 19h, nas dependências do templo da Igreja Batista Boas Novas, Rua Bom Sucesso, 765, Bairro Jóckey Clube, Campo Grande, MS, realizou-se o I Fórum Batista de Fé, Cidadania e Ação Política do MS, com a participação de cerca de 35 líderes, alguns vindo até do interior (Aquidauana), tendo como preletores: O Dr. Luiz Ovando, que é cardiologista e professor da UFMS, e o Dr. Tércio Waldir de Albuquerque, que é especialista em Direito Político, tendo como moderador, o vereador Sérgio Nogueira, de Dourados.

Inicialmente, os dois preletores usaram a tribuna, durante 20 minutos; depois, foi dada oportunidade aos presentes para fazerem perguntas.

O Dr. Ovando, na sua preleção abordou a questão da relação dos batistas e a política através da história, e o Dr. Tércio, destacou questões éticas que envolvem a política, tanto dos políticos de carreira, como dos eleitores. Ambos também destacaram o necessário engajamento político e os desafios para a igreja no cenário atual, que foi o tema do fórum.

Ainda participaram da Mesa, o vereador de Juti, Jeovani Vieira dos Santos, que é presidente da União de Câmaras de Vereadores de MS e o pastor Dinart José de Souza, que é integrante da Comissão Fé, Cidadania e Ação Política da Convenção Batista Sul-Mato-Grossense (CBSM), organizadora do evento, sendo que ambos também responderam perguntas.

Como destaque ficam os questionamentos feitos pelos presentes que abordaram desde a necessidade de um maior envolvimento dos membros nas questões públicas, que vão do conhecimento e a prática do princípio do Estado Laico, ao voto consciente, passando por uma conduta ética do político, do potencial que a Denominação tem em MS em termos de eleitores, da possibilidade da escolha prévia de candidatos entre os batistas de nosso Estado, e o consequente apoio, ao mínimo na área de deputado estadual e federal, da necessidade de realizar mais encontros dessa natureza para o que os nossos líderes e membros se aprofundem na questão do conhecimento quanto à prática de uma cidadania salutar, sabendo que não é possível viver em sociedade sem governo e que Deus deixou três instituições pelas quais devemos ter o devido zelo, que é a família, a igreja e o estado.

Sendo assim, o pastor Sérgio Nogueira, que é vereador em Dourados, como já foi dito, desafiou os presentes a pensar num local para o próximo fórum, para que o assunto seja debatido de uma forma mais ampla, para que nos tornemos cada vez mais aptos a exercermos a cidadania de um modo pleno, para uma sociedade mais justa, ou seja, mais conforme a vontade de Deus. Se, portanto, sua igreja deseja hospedar o próximo fórum, entre em contato com o pastor Sérgio Nogueira pelo telefone 99668-4216.

Ainda acrescento que na 71ª Assembleia da CBSM, a realizar-se em Ponta Porã, nos dias 14 a 17 de junho, a Comissão deverá prestar um relatório das suas atividades e desafiando os mensageiros a um engajamento cada vez maior dos batistas sul-mato-grossenses na política. E que venha o próximo!…

Que Deus, portanto, nos ajude a desempenhar o papel de bons cidadãos e parabéns à Comissão pela realização do Fórum, e a gratidão a todos os que colaboraram e participaram do evento!

Pr. Carlos Trapp
Relator

Anderson Solano

Anderson Solano

Publicitário, chefe do departamento de comunicação social e gestor de TI.

0 comentários

Enviar um comentário

Posts Recentes

× Como posso te ajudar?