Estatísticas dos Batistas da CBB – 2016

por set 16, 2016Notícias0 Comentários

O Censo de 2010 do IBGE revelou que a população evangélica no Brasil passou de 15,4% em 2000 para 22,2% em 2010. Neste mesmo censo, diminuiu o número dos que se declararam católicos ao longo da última década e aumentou o número dos que dizem não ter religião, quintuplicando de tamanho entre 1980 e 2010, grupo este heterogêneo composto por agnósticos, ateus e, sobretudo por indivíduos que passaram a declarar não dispor de filiação religiosa, não necessariamente por descrença.

Somos aproximadamente 13.436 igrejas e congregações que somam 1.673.522 batistas da Convenção Batista Brasileira, o que representa 0,8% da população brasileira. Mas, o que sabemos dessa população batista?

Com o objetivo de levantar e atualizar dados e informações estratégicas de todas as igrejas e congregações batistas brasileiras, a Convenção Batista Brasileira e a Junta de Missões Nacionais desenvolverão o 1° Censo Batista. Os dados que serão coletados são de suma importância para visualizarmos o cenário atual dos batistas da CBB.

Os resultados do Censo Batista 2016 serão utilizados, principalmente, para criar uma base de cadastros única e íntegra das igrejas e congregações batistas da Convenção Batista Brasileira; mapear o real cenário batista; conhecer a estrutura e a força do trabalho batista em cada município brasileiro e traçar metas e objetivos mais precisos para o avanço da denominação. Esse será um retrato de corpo inteiro da denominação batista com o levantamento do perfil e características das igrejas, ou seja, ele nos dirá quantos somos, como somos e onde estamos.

As questões que serão investigadas no Censo Batista 2016 são produtos de amplas consultas e debates com representantes da Convenção Batista Brasileira, sendo a Junta de Missões Nacionais o articulador deste processo. Manuais e planejamento da coleta serão organizados, estabelecendo as áreas de trabalho e seus responsáveis. Um software será desenvolvimento e adaptado para a pesquisa. Será formada uma Equipe de Recenseadores composta por 33 voluntários (1 representante de cada Convenção Batista Estadual), que estará sob a orientação de um Gestor. Eles serão ao mesmo tempo os recenseadores e supervisores de área, sendo o componente fundamental para a atualização e mapeamento do cenário batista brasileiro. O processo de identificação dos recenseadores será feito a convite do executivo da Convenção Batista Brasileira. Os executivos de cada convenção estadual indicarão o seu representante. Os recenseadores poderão formar e liderar um equipe de apoio, sendo dele a reponsabilidade do acompanhamento e envio dos dados coletados. É necessário que os voluntários tenham o ardor missionário e compreendam a importância do levantamento das informações estratégicas para o avanço da multiplicação no número de discípulos em nossa pátria.

A Coleta de Dados será através de perguntas que comporá um questionário on-line de pesquisa, no qual será enviado pelo recenseador e respondido por cada pastor ou responsável da igreja. Caso não seja possível o contato via internet, poderá ser feito for telefone, carta, ou visita presencial. É de extrema importância que todos, sem exceção, tenham conhecimento e acesso ao questionário de pesquisa.

Após a coleta de dados será estruturado um banco de dados nacional dos batistas brasileiros da CBB. Os dados serão analisados estatisticamente com o objetivo de gerar informações estratégicas sobre o cenário atual da denominação. Os resultados serão disponibilizados através do Atlas dos Batistas Brasileiros e divulgados em matérias nos periódicos das convenções e organizações batistas.

O Censo Batista 2016 constitui uma grande operação estatística, mobilizando pessoas desde a fase de planejamento até a divulgação dos resultados. Será uma rede nacional que permitirá um trabalho inédito entre os Batistas Brasileiros, para termos uma base e registro com segurança. As informações serão fundamentais para definição de objetivos e metas de avanço da denominação batista em todo nosso país.

Anderson Solano

Anderson Solano

Publicitário, chefe do departamento de comunicação social e gestor de TI.

0 comentários

Enviar um comentário

Posts Recentes