Contabilidade Gerencial em tempo real

por jul 12, 2011Notícias0 Comentários

O dia 22 de junho de 2011 constituiu-se num marco na área financeira/contábil da Convenção Batista Sul-Mato-Grossense, pois foi alcançada a seguinte  meta estabelecida no Planejamento Estratégico: “trabalhar na possibilidade de breve incorporação do Sistema de Gestão Integrada (…) para o processamento de materiais na sede da CBSM, tendo como resultado a Contabilidade Gerencial em tempo real.”

Nesse dia, o departamento financeiro da Convenção concluiu o lançamento de todas as receitas e despesas de datas anteriores passando a lançar, de imediato, todos os documentos, emitidos diariamente, das receitas e das despesas concomitante nos dois sistemas: Sistema Financeiro e Prosoft (Sistema Contábil). Portanto, foi alcançada a meta de uma Contabilidade Gerencial em tempo real.
O Planejamento Estratégico elaborado pelo Núcleo Gestor e aprovado pela Assembleia da CBSM é resultante das propostas inseridas no Relatório do GT-Choque de Gestão, aprovado na Assembleia Extraordinária ocorrida em novembro de 2008, dentre elas: QUE A CBSM ADOTE UM  NOVO MODELO DE GESTÃO, NOS NÍVEIS: ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL: A) Capaz de operar com: Agilidade, Credibilidade e Sustentabilidade; B) – Capaz de harmonizar: Autonomia Gerencial, Representatividade e Continuidade; C) – Capaz de romper com o sistema centrado num único homem – “O Executivo”.

Em decorrência da aprovação do excelente relatório  pela Assembleia Extraordinária, foram  implementadas  as alterações estatutárias, regimentais e administrativas na adoção do novo modelo de gestão, permitindo, assim, que o Núcleo Gestor tomasse, dentre outras, as seguintes medidas: a) alteração do contrato de prestação de serviço com o Escritório de Contabilidade, com a inclusão de cláusula visando a instalação de uma extensão do Sistema Prosoft na sede da Convenção; b) aquisição de equipamento de informática para dar suporte ao gerenciamento do Prosoft;  c) treinamento de pessoal; d) contratação do contador José Rogélio da Cruz, inicialmente para atender a área de educação teológica e posteriormente remanejado para a sede da Convenção.

Com  o lançamento dos comprovantes das receitas e das despesas tanto no sistema financeiro quanto no sistema Prosoft (Contábil), os relatórios financeiros e os balancetes contábeis dos meses de janeiro, fevereiro e março de 2011  foram concluídos em curto espaço de tempo e devidamente analisados pelo Conselho Fiscal, e os referentes a abril e maio de 2011  foram encaminhados ao Conselho Fiscal para a devida apreciação.

O Pr.  Gilson Breder, presidente da Convenção e Coordenador do Núcleo Gestor, em e-mail encaminhado aos demais membros do Núcleo Gestor e parceiros da Convenção, assim se expressou:

“Agradeço a Deus a oportunidade de viver este tempo! Esta era uma luta antiga.
Desde os trabalhos do GT Choque de Gestão desejávamos ter uma Contabilidade de Gestão e não apenas para atender ao Conselho Fiscal e ao Fisco.
É uma vitória enorme. Parabéns a toda a nossa equipe, mais especificamente à Área de Gestão Administrativa do nosso Conselho Geral.
Até onde conheço a nossa Denominação no âmbito nacional, não temos muitas de nossas organizações, com esta facilidade: Contabilidade em tempo real.
Isso significa que amanhã, poderemos ter o Balancete Patrimonial, com as Contas de Resultados de hoje. Isso é maravilhoso.
Assim, o Conselho Fiscal, e o nosso Contador poderão trabalhar com mais tranquilidade. Além disso, os batistas poderão ter certeza que, além da missão, “a prestação de contas da missão” deverá atingir níveis de muita confiabilidade.
Ainda continuaremos rumando firme no sentido de “um dia”, (se os custos forem compensadores) mediante senha, os executivos das Associações, bem como a Diretoria, Conselho Geral e Núcleo Gestor poderem acessar os nossos balanços pela web.”
Realmente, este tempo é um tempo de vitórias. Este é um tempo em que, nós, os batistas sul-mato-grossenses, louvamos ao Senhor pelos cem anos de nossa história e pela consolidação de uma administração focada na transparência e em resultados que contribuem para a expansão do Reino de Deus em nosso querido Mato Grosso do Sul.

Prof. Ivan Araujo Brandão
Resp. pelo Escritório da CBSM

Anderson Solano

Anderson Solano

Publicitário, chefe do departamento de comunicação social e gestor de TI.

0 comentários

Enviar um comentário

Posts Recentes

× Como posso te ajudar?