Ame Mais, projeto social que move o coração de Deus
“A gente trabalha com pessoas muito feridas pela vida” Pastor Flávio Joad
Deus foi colocando no coração dos irmãos que a igreja precisava olhar para a necessidade das pessoas.
Pastor Flávio Joad Gonçalves Carvalho dirige a missão localizada em um dos bairros mais humildes da Capital, o Jardim Noroeste. Junto ao trabalho evangelístico, pastor Flávio trabalha com o Projeto Mais Amor, em parceria com o Mesa Brasil do SESC, por quase 4 anos. Todas as sextas-feiras são distribuídas sacolas com alimentos, geralmente frutas e legumes, para as famílias cadastradas no programa. São cerca de 100 famílias cadastras e outras 70 que são atendidas mediante as possibilidades do projeto.
Pastor Flávio Joad conta que iniciou o ponto de pregação no local em 2006, quando ainda estava no seminário.
“Encontrei uma realidade muito difícil, pelo fato de estar ao lado do presídio e muitas famílias que moram no local têm familiares presos. Uma das coisas que entendi é que deveríamos ser igreja, mas igreja com uma visão social e aí é que começamos a desenvolver projetos para ajudar a comunidade nesse sentido” afirma pastor Flávio.
O bairro hoje já está melhor, “mas quando chegamos aqui era um bairro muito carente, com muitos barracos de lona; existiam poucas casas. Deus colocou em nosso coração o amor pelas pessoas, a fim ajudá-las a ter uma vida melhor socialmente, culturalmente” relata o pastor.
O trabalho foi iniciado com crianças – havia cerca de 40 crianças – e poucos adultos.
“Nós acabamos conquistando famílias e fazendo com que essas pessoas adultas pudessem se comprometer com o Reino de Deus, com a igreja, com o trabalho em si” explica o pastor.
Conforme o dirigente “A gente trabalha com pessoas muito feridas pela vida. São pessoas que vêm de ‘n’ relacionamentos, pessoas que já foram presidiárias, que vêm de um contexto de vida marcada por drogas e álcool”.
Alimento necessário
Em 2010 algumas igrejas ajudavam no trabalho, mas a necessidade maior mesmo era de alimentos. Foi quando o pastor Flávio Joad tomou conhecimento do projeto Mesa Brasil desenvolvido pelo SESC. Há quase 4 anos os moradores são beneficiados pelo projeto. São 170 famílias – 100 famílias já cadastradas e as demais sendo atendidas na medida das possibilidades. É o projeto Mais Amor – e a distribuição dos alimentos ocorre toda sexta-feira.
“Uma das coisas mais importantes é o reconhecimento das famílias” relata o dedicado pastor. Para ele, “A IB no Jardim Noroeste faz a diferença. Um exemplo é a visão que a igreja tem diante da sociedade. Quando comecei esse trabalho pensei logo em formar uma igreja, com membros, o desafio que todo pastor tem quando inicia um trabalho. No entanto, Deus foi colocando em meu coração algo diferente: que a igreja precisava olhar para a necessidade das pessoas”.
Explicando quanto esse projeto é importante para a igreja, Pastor Flávio Joad declara: “Quero agradecer a Deus por ter colocado isso no meu coração, porque esse trabalho impactou minha vida, minha realidade de ministério e impactou a vida dos irmãos que trabalham aqui, porque eles vêem que isso faz a diferença”.
Encerrando, pastor Flávio agradece também ao pastor Marcelo Moura da Silva, “que sempre me incentivou, e sempre me falou que na realidade em que eu estava inserido precisava fazer um trabalho social abrangente no bairro”.
0 comentários