70ª Assembleia: Orador Oficial

por abr 18, 2016Notícias1 Comentário

SÍNTESE AUTOBIOGRAFICA

Valdir Stephanini

preletor miniNasci no dia 13 de Fevereiro de 1958, num lar humilde e simples, no distrito de Ajuricaba (hoje cidade), interior do município de Ijuí, estado do Rio Grande do Sul, numa colônia de agricultores, descendentes de italianos.

Fui criado num contexto de muita religiosidade, dentro da tradição Católica Romana. Frequentar a Igreja e cumprir com todos os deveres religiosos sempre foi uma questão de honra mim e para toda a família.

O 5º de 12 irmãos fui escolhido desde cedo para continuar os estudos. Para tanto, aos 12 anos deixei a casa dos meus pais e fui morar na cidade, na casa de amigos e parentes para ficar mais perto da escola. Aos 15 anos, testemunhei a conversão do meu irmão mais velho, que incendiou toda a família com a mensagem poderosa do Evangelho de Jesus Cristo.

No dia 15 de Novembro de 1976, depois de ter lido o Novo Testamento mais de uma vez e o Evangelho de João diversas vezes, coloquei Jesus Cristo como o Senhor de minha vida, recebendo-o como meu Único e Suficiente Salvador sendo batizado no ano seguinte pelo Pr. Leopoldo Irineu Schuster, que foi também meu discipulador, na Congregação Batista de Ajuricaba (hoje Igreja). No ano seguinte, em 1978, fui para o Rio de Janeiro, onde ingressei no STBSB (Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil) onde cursei o Curso Livre de Bacharel em Teologia, em 1981.

No dia 27 de Fevereiro de 1982 fui examinado por um concílio de pastores, aprovado e consagrado ao Santo Ministério da Palavra, na Igreja Evangélica Batista em Praça do Carmo, zona Norte do Rio de Janeiro, então pastoreada pelo Pr. Waldomiro Mota.

Em Março de 1982 assumi a liderança da Missão Batista em Getúlio Vargas, norte do Rio Grande do Sul. No dia 05 de Fevereiro de 1983 casei-me com Genilza Lemos Soares, na cidade de Muniz Freire, estado do Espírito Santo. No dia 11 de Setembro de 1984 tivemos nosso primeiro filho, o Rodrigo.

Em Fevereiro de 1986 assumi a liderança da Missão Batista em Venda Nova do Imigrante, região Oeste do Espírito Santo. No dia 17 de Fevereiro de 1987 nasceu nossa filha, a Stella, na cidade de Conceição do Castelo, cidade onde residíamos, trabalhando também como pastor interino da Igreja Batista em Conceição do Castelo.

No dia 06 de Julho de 1991 assumi o ministério da Primeira Igreja Batista da Cidade da Serra, Espírito Santo, onde permaneço até hoje, Maio de 2016.

Voltei ao STBSB e em 1996 fiz o Curso de Mestrado Livre em Teologia, na área de Ministério Pastoral, defendendo a tese: “A Busca do Equilíbrio entre a Autonomia e a Cooperação nas Igrejas da Convenção Batista Brasileira”

Em 1998 obtive o grau de Licenciatura Plena em Pedagogia, Magistério da Pré-Escola, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Habilitação em Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio pela Universidade Federal do Espírito Santo. Na ocasião recebi o privilégio e a honra de ter sido escolhido como orador da turma.

De 1992 a 2013 atuei como professor de Eclesiologia e Ministério Pastoral no Seminário Teológico Batista do Estado do Espírito Santo(SETEBES), agora Centro de Educação Teológica Batista do Estado do Espírito Santo(CETEBES) e do ano 2000 a 2010 coordenei o Curso de Mestrado Livre em Teologia também no CETEBES. Ministrei também algumas disciplinas avulsas no CETEBES e na Faculdade Unida de Vitória. No CETEBES fui escolhido como paraninfo de turma de formandos em cinco ocasiões e como Patrono em duas ocasiões.

Em Outubro de 2002 matriculei-me no curso de Doutorado, no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife – PB, trancando a matrícula em 2004, a fim de validar o diploma de Bacharel e Mestrado em Teologia.

Em Fevereiro de 2006, colei grau de Bacharel em Teologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, através da convalidação de créditos, do curso já feito no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil.

Em 2008 iniciei o curso de Mestrado em Teologia oferecido pela Escola Superior de Teologia, de São Leopoldo, oferecido em parceria com a Faculdade Unida, na modalidade MINTER (Mestrado Interinstitucional) e defendi a dissertação: “Assim nasce uma Igreja: A multiplicação das Comunidades Cristãs Independentes no município da Serra, estado do Espírito Santo”, no dia 22 de Janeiro de 2010, ocasião em que recebi o título de Mestre em Teologia, na área de Teologia Prática..

Em Fevereiro de 2012 fui aceito no Programa de Doutorado em Teologia da PUC-Rio, e ao longo do ano cumpri todos os créditos necessários. Estou agora escrevendo a tese com defesa prevista para o segundo semestre de 2016. A pesquisa versa sobre “Pequenos Grupos: aumento de membresia ou reconfiguração eclesial?.

No âmbito denominacional batista fui presidente da JUBAOESTE (Juventude Batista Oeste do Estado do Espírito Santo) membro do Conselho da JUBAC (Juventude Batista Capixaba) relator da Comissão de Ética da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo, Vice-Presidente da Convenção Batista do Estado do Espirito Santo, Orador oficial da Assembleia da Convenção Batista do Estado do Espirito Santo. Orador em inúmeros congressos e retiros promovidos pela denominação e igrejas do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

No dia 27 de Novembro de 2014, durante a II Semana Acadêmica do CETEBES (Centro de Educação Teológica Batista do Espírito Santo) lancei meu primeiro livro, ASSIM NASCE UMA IGREJA, publicado pela Editora Koinonia, baseado na minha tese de mestrado, defendida em 2010 na EST de São Leopoldo-RS.

No dia 02 de Fevereiro de 2015 iniciei minha caminhada na qualidade de Coordenador do Curso de Graduação em Teologia na Faculdade Unida de Vitória, tornando-me também professor de Teologia da Educação Cristã desta mesma instituição.

Em Fevereiro de 2016 retornei ao CETEBES, agora para ministrar a disciplina “Liderança Pastoral”..

Anderson Solano

Anderson Solano

Publicitário, chefe do departamento de comunicação social e gestor de TI.

1 Comentário

  1. Daniel Pimentel

    Estamos orando para que Deus possa usar o teu servo Pr. Valdir Stephanini e toda sua instrumentalidade e preparo para abençoar os oarticipantes desse mega evento Batista. Ass. Daniel Pimentel – Membro da PIB Serra – ES.

Enviar um comentário

Posts Recentes

× Como posso te ajudar?