Cinquentenário da primeira turma do Instituto Teológico Batista do Oeste

por fev 16, 2018Notícias0 Comentários

Louvor e gratidão a Deus pelo cinquentenário da primeira turma de educação ministerial do Instituto Teológico Batista do Oeste

A educação ministerial no estado ainda indivisível de Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul teve início em Campo Grande em 1964, com a abertura por iniciativa do Pr. Gutemberg Rodrigues da Silva do Instituto Teológico do Oeste, instituição que logo foi vinculada à Convenção Batista Matogrossense., e que contou com a extraordinária participação, dentre outros, de líderes como Pr. Jonathan de Oliveira, Pr. Walter Barbosa Gomes, Pr. Oswaldo Bonfim , Dr. David Balaniúc, Profa. Silvana Calixte, O Instituto se transformou no Seminário Batista do Oeste do Brasil tendo a instituição no decorrer de sua existência formado mais de 600 vocacionados.

Em 1974 teve início o Instituto Teológico Batista Ana Wollerman em Dourados por iniciativa da Missionária Ana Wollerman e participação, dentre outros, do Pr. William Balaniúc, Prof. José Pereira Lins, Pr. Adriano Pereira de Oliveira e Pr. Nelson Alves dos Santos. A instituição, mantida pela Associação das Igrejas Batistas do Sul de MS, esteve sob a administração do Prof. Ivan Araújo Brandão no período de 1976 a 1988. O Instituto se transformou em Seminário e posteriormente em Faculdade, tendo formado no decorrer de sua existência mais de 500 vocacionados.

Os egressos dessas duas instituições, homens e mulheres vocacionados para a boa obra, têm atuado, nas igrejas batistas em nosso e em outros estados, e em cargos de liderança em nossas associações e na Convenção Batista Sul-Mato-Grossense e alguns até em ministérios no exterior.

A primeira turma de formados do Instituto Teológico Batista do Oeste concluiu o curso em 1967.


Da esquerda para a direita: Sebastião Rodrigo, Eulálio Almeida, Pr. Ernesto Wilson (diretor que substituiu o Pr. Gutemberg Rodrigues da Silva, fundador do Instituto), Imer Pires de Souza, Carlos de Deus Serrano, João Batista de Arruda e Manoel Jacinto de Oliveira. Segurando o emblema: Izolina Pires de Souza e Marcelina Santana (falecida)

Para celebrar o jubileu de ouro da primeira turma de formados do Instituto Teológico Batista do Oeste do Brasil, foi organizado um encontro na Pousada Pires de propriedade do Pr. Imer Pires de Souza na cidade de Bonito nos dias 8 a 10 de dezembro de 2017.

Neste encontro compareceram parte dos integrantes da turma de 1967


Da esquerda para a Direita: Pr. João Batista de Arruda, Izolina Pires de Souza, Pr. Manoel Jacinto de Oliveira, Pr. Imér Pires de Souza e Pr. Carlos de Deus Serrano.

Esse grupo pioneiro na formação ministerial em nosso estado, complementou seus estudos teológicos no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, tendo o Pr. Carlos de Deus Serrano se formado em 1974 e os demais, Imer Pires de Souza, João Batista de Arruda, Manoel Jacinto de Oliveira e ainda Ivan Araújo Brandão, Afonsil Rondon Flores e José Borges, concluíram o curso teológico em 1975. Por essa razão, os casais Ivan e Eliete e Afonsil e Dalva foram convidados para participarem desse tão memorável encontro.


Os integrantes da turma de 1967, acompanhados dos casais: Ivan e Eliete, Afonsil e Dalva e ainda de Nair, esposa do Manoel Jacinto e Olga esposa do Imér.

Participaram também do encontro os seguintes convidados: Olga Aigner de Souza, esposa do Pr. Imer, Nair Maria de Oliveira, Waldir Campos de Oliveira, Eunice Silva Campos, respectivamente esposa, filho e nora do Pr. Manoel Jacinto de Oliveira, Prof. Ivan e esposa Eliete Brandão, Pr. Afonsil e esposa Dalva Flores, Pr. Heber Arruda e esposa Regina Córdoba de Arruda e de Ivanir Pires de Souza, irmã do Pr. Imer Pires de Souza.

Sexta-feira à noite e durante o sábado no passeio realizado no balneário público de Bonito foram apresentados testemunhos edificantes desses 50 anos de atividades exercidas pelos integrantes da turma de 1967 (todos começaram a trabalhar intensivamente ainda quando cursavam o Instituto).

Dentre as muitas atividades ministeriais exercidas, destacam-se a atuação do Pr. Carlos de Deus Serrano em Rondônia e Bela Vista e Rio Verde, Pr. Manoel Jacinto de Oliveira, em Rondônia e Mato Grosso, inclusive como Diretor do Seminário Batista em Cuiabá, Pr. João Batista de Arruda no Espirito Santo e em Rio Verde, Nova Alvorada do Sul e Campo Grande, Pr. Imér Pires de Souza em Sidrolândia, Paranaíba, Campo Grande e Bonito, tendo se dedicado na construção de templos, dentre eles o da PIB de Bonito, um dos mais belos templos do nosso Estado.

No sábado à noite, com a aquiescência do Pr. Fabrício Laeber Ferreira, foi celebrado um culto de louvor e gratidão na Primeira Igreja Batista de Bonito, quando os integrantes da turma puderam testemunhar quanto o Senhor tem sido misericordioso com cada um deles. A mensagem foi transmitida pelo Pr. Manoel Jacinto de Oliveira. Ainda no domingo à noite, no templo da Igreja Batista Liberdade em Campo Grande, os formados se reuniram novamente para expressarem a gratidão a Deus tendo como mensageiro o Pr. Manoel Jacinto de Oliveira.

Em ambos os cultos, foram manifestadas a gratidão a Deus pela iniciativa de líderes em instituir a educação ministerial em nosso estado, proporcionando condições para que não só esse grupo, mas tantos outros que vieram após, pudessem se capacitar para participarem na expansão do Reino de Deus em nosso e em tantos outros estados do nosso país e até no exterior.

LOUVADO SEJA DEUS pelas preciosas vidas destes irmãos e irmãs, pioneiros da educação ministerial, que tem deixado um legado de trabalho e de dedicação em todos os lugares onde o Senhor os enviou.

Prof. Ivan Araújo Brandão

 

Anderson Solano

Anderson Solano

Publicitário, chefe do departamento de comunicação social e gestor de TI.

0 comentários

Enviar um comentário

Posts Recentes

× Como posso te ajudar?