Batistas Sul-Mato-Grossenses, construindo o futuro
“Mãos à obra, construindo o futuro até que Ele venha!”, tema da 76ª Assembleia da Convenção Batista Sul-Mato-Grossense, foi uma realidade neste conclave cheio de alegria, trabalho e fé!
Os batistas sul-mato-grossenses estão hoje construindo o futuro, com muitas mãos: mãos dos colaboradores, do núcleo gestor, dos ministros de relacionamento e de dezenas de Igrejas, seus pastores, missionários…
A Convenção está ampliando o lugar da sua tenda e estendendo as cortinas das suas estacas, nas palavras de Isaías 54. 2-3, texto base do encontro, considerando estar ampliando o alcance do trabalho missionário, os relacionamentos e até o patrimônio físico.
A noite de abertura contou com a presença do prefeito de Amambai, Sr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, da vereadora Lígia Borges, e do deputado federal Dr. Luis Ovandro.
O Pr. Roberto Fernando Marchetto foi homenageado com o título de Presidente de Honra, pelos relevantes serviços prestados à obra batista no estado. Nascido em 13/4/1946, chegou ao MS em 1983, para assumir o pastorado da I. B. Central em Amambai, onde realizou um ministério profícuo por sete anos e meio. Após, assumiu a I.B. em Nova Andradina, a qual pastoreou por 33 anos, até aposentar-se, em 15/5/2023. Pr. Marchetto e a esposa irmã Gedália Borges Held já têm um legado construído referente à pregação genuína do Evangelho, à atuação na área da música e à da pintura de dezenas de batistérios, e também referente à execução de grandes projetos, como a plantação de igrejas. O casal foi sempre fiel cooperante denominacional e influente no levantamento de novos obreiros.
Pr. Marcos Vinícius Petrucci da Silva, da PIB de Moça Bonita/RJ, e o Pr. Manoel Neto, da TIB de Campo Grande, orador oficial e substituto respectivamente, foram usados por Deus para transmitir a mensagem Dele aos nossos corações.
A Orquestra Filarmônica Music & Hope, sob a regência do maestro e ministro André Luis da Silva Rosa, foi o destaque da noite de abertura, trazendo-nos uma belíssima audição musical e conduzindo a adoração.
Os dias 8 a 10 de junho foram de muito trabalho não só para a Mesa Diretora, bem conduzida pelo presidente, Pr. Jonas Xavier de Pina, mas também para as organizações auxiliares, que se reuniram em uma das tardes: UFMB/MS, UEPAS/MS, UHMB/MS, OPBB/MS e Jubams.
Temos visto grande avanço da obra missionária no estado. Além da presença de missionários na plantação e fortalecimento de Igrejas em pontos estratégicos, a Convenção desenvolve diversos projetos, dentre eles, o Radical Pantanal, o Projeto de Missionários Construtores e a capelania escolar. Desde novembro de 2022, os radicais estão morando no Pantanal para alcançar os assentamentos rurais e os ribeirinhos. O Projeto Missionários Construtores atenderá uma lacuna que tínhamos no trabalho batista: atender as necessidades de igrejas pequenas e missões, tanto na manutenção do patrimônio, como na construção de casas pastorais para estas igrejas, em conjunto com as associações.
Atualmente a Convenção conta com 30 convênios missionários, e há o cuidado do missionário bem de perto, realizado pela área de relacionamento e de missões.
O alvo da campanha de missões deste ano é ultrapassar os trezentos mil reais, uma vez que ano passado chegamos a mais de R$255.000,00.
Em mais um ano, a Convenção manteve o investimento de 65% de seus recursos na área fim, e suas contas, com superavit, foram aprovadas pela Assembleia.
A educação teológica também avança em nosso estado: curso de formação teológica presencial e semipresencial, e também o oferecimento dos cursos de capelania e aconselhamento de casais e de jovens e adolescentes, pelo Seminário Batista Sul-Mato-Grossense.
A Convenção também se prepara para ampliar a sua tenda, quanto ao patrimônio físico. Deve iniciar a construção da nova sede, no centro de Campo Grande, ainda este ano. O terreno já foi adquirido.
O próximo biênio será conduzido pela seguinte Diretoria: Presidente: Pr. Ozeias de Gois Dias; 1º Vice-Presidente: Pr. Ataliba Silva de Albuquerque; 2ª Vice-Presidente: Mara Sílvia de Almeida Costa; 1ª Secretária: Laudicéa Cordeiro de Pina; 2º Secretário: Pr. Israel Mauro Ramos de Alcântara.
O avanço da obra de Deus em nosso estado é resultado da bênção Dele, do compromisso de igreja e pastores que entendem a importância da cooperação denominacional, e da boa gestão dos recursos.
Se Jesus não voltar até lá, mãos à obra até a próxima Assembleia, na Segunda Igreja Batista de Campo Grande, de 30 de maio a 1º de junho de 2024!
Mara Sílvia de Almeida Costa
2ª Vice-Presidente da CBSM
0 comentários