Na 62ª Assembleia da CBSM realizada em maio de 2008 na I.B. Boas Novas, foi aprovada a criação do Grupo de Trabalho “Choque de Gestão”, que sob a coordenação do Pr. Gilson Breder, se reuniu de junho a novembro de 2008 e elaborou consistente relatório contendo a nova estrutura da CBSM, bem como o texto de reforma estatutária.
Em novembro de 2008, na Quarta Igreja Batista em Campo Grande, ocorreu a Assembleia extraordinária da CBSM, com a presença de 175 mensageiros, representando 58 igrejas, que aprovou na íntegra as propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho Choque de Gestão.
De conformidade com a nova estrutura aprovada, a administração da Convenção é realizada por um Núcleo Gestor, composto de quatro membros efetivos e dois suplentes, e do presidente da Convenção, que é o coordenador do Núcleo. Os membros, com mandato de 4 anos, sendo ¼ renovados anualmente e suplentes, com mandatos de um ano, são eleitos pela Diretoria e referendados pelo Conselho Geral, antigo Conselho de Planejamento e Coordenação (CPC).
Os membros do Núcleo Gestor são voluntários, portanto, não remunerados e, em havendo necessidade de dar expediente na sede da Convenção, assinam um termo de voluntariado, conforme a legislação em vigor.
O trabalho convencional foi dividido em quatro áreas e cada membro do Núcleo Gestor é responsável por uma área: comunicação social, expansão, relacionamento e administração. A área de Expansão está subdividida em duas Coordenadorias: de Missões e de Educação Teológica.
Em 2009 as reuniões semanais ocorreram às segundas-feiras à noite e às terças-feiras pela manhã. Em 2010 as reuniões ocorreram às terças-feiras pela manhã. Além das reuniões presenciais, assuntos urgentes são resolvidos via E-mail e nesse período de gestão, centenas de deliberações foram aprovadas e inúmeros critérios foram definidos, visando tornar mais ágil as respostas as solicitações de igrejas, organizações e associações.
No artigo 35 do Regimento Interno estão explicitadas as atribuições gerais do Núcleo Gestor, bem como as específicas em relação às finanças, em relação ao trabalho missionário e em relação à administração da Convenção.
Nesse novo modelo de gestão, destaca-se a importância do presidente da Convenção: deixa de ser simplesmente representativo e figurativo, para realmente presidir, ser atuante, reunindo-se uma vez por semana com o Núcleo Gestor, e acompanha efetivamente a rotina administrativa.
Diretamente subordinados ao Núcleo Gestor, foram contratados dois funcionários imprescindíveis no novo modelo de gestão: a) o Ministro de Relacionamento e Expansão que promove o fortalecimento e a aproximação da Convenção junto às associações, aos missionários, aos pastores e à liderança das igrejas de nosso Estado, atuando no cuidado pastoral, pregação, treinamento, visitas, mediação de conflitos e divulgações. b) o Assistente de Administração, responsável pela coordenação administrativa da Convenção, acompanhando diariamente o trabalho dos demais funcionários, participando semanalmente das reuniões do Núcleo Gestor, executando e tomando as providências para a execução das deliberações do Núcleo Gestor.
A atual composição do Núcleo Gestor é:
Membros:
Pr. Ozeias de Gois Dias (IB Ebenézer em Ivinhema)
Coordenador Geral do NG
Jhon Wine da Silva (Igreja Batista Memorial de Campo Grande)
Gestor da Área de Administração
Pr. Ronaldo de Oliveira Maia (Igreja Batista Portal do Gramado)
Gestor da Área de Expansão
Pr. Bruno Jorge Rodrigues Magalhães (PIB de Sidrolândia)
Coordenador de Ensino Teológico
Pr. Elisandro Leite Vazes (PIB de Campo Grande)
Gestor da Área de Comunicação Social
Suplentes:
Pr. Eli Souza Júnior (PIB de Campo Grande)